O FIM DA MEDIOCRIDADE | LABORATÓRIO POP


MÚSICA

27.06.2011 | 17:34

O FIM DA MEDIOCRIDADE

Mario Marques



 

Este texto não é um artigo. É um aviso. Que poderia ser mais rápido, conciso. Apenas um aviso necessário. Mas é necessário também explicar o porquê desse aviso. Peço licença para estender-me. Mesmo porque tenho que ser rápido. Porque aqui se trabalha muito e não temos verba pública para fazer a coisa funcionar. Com orgulho.

 

Nos últimos seis anos, uma turma de produtores irrelevantes de bandas irrelevantes e de festivais ainda menos do que irrelevantes disse, como um mantra, para as bandas brasileiras iniciantes, que o caminho era tocar sem pensar em fazer sucesso, trotando em cima de uma tal "cadeia produtiva".

 

Alinharam-se em seminários, palestras e reuniões e, com suas postulações sindicalistas absurdas, quase gaiatas, angariaram apoio de, estes, sim, produtores de verdade: Jomardo Jomas (Mada), Paulo André (Abril Pro Rock), Aluiser Malab (Eletrônica), Gustavo Sá (Porão do Rock), fazendo-os crer que a união fazia a força.

 

No caso, a união se referia especificamente a buscar verbas públicas para a realização de delírios independentes. Não fossem os produtores, os irrelevantes, os piores curadores de música que já se teve notícia, até se aceitaria um movimento desses.  Não fossem as verbas direcionadas a bandas dos próprios produtores – sinceramente, quem acha Camarones Orquestra Sei Lá o Quê e MQN passíveis de subir a um palco como algo digerível?

 

Além de promoverem suas próprias bandas medíocres, que antes estavam no lugar certo – o ostracismo – os produtores irrelevantes fizeram emergir tudo o que de pior havia na música brasileira: os jornalistas mais despreparados, que trocaram opiniões por passagens para Cuiabá e cervejas e coxinhas; as bandas mais mulambas e inacreditáveis do mundo (acreditou-se que Black Drawing Chalks e Mini Box Lunar eram estrelas do pop); montaram palcos e mais palcos Brasil afora para abrigar artistas abaixo da crítica, que jamais teriam espaço em lugar nenhum.

 

Empresas  públicas como a Petrobras entraram nesse circuito medonho e bancaram algumas dessas atrocidades culturais. É sério: nossa companhia petrolífera liberou cheques para que  um sem-número de artistas sem talento plugasse guitarras desafinadas em amplificadores pancados.

 

Enquanto isso, Mada, Eletrônica, Abril Pro Rock e Porão do Rock assinavam embaixo, chancelavam e davam vulto a esse grupo menor de sindicalistas do rock.

 

Pois, nariz de cera razoavelmente encerado, chegamos ao aviso.

 

Mada, Abril Pro Rock, Eletrônica e Porão do Rock acabam de abandonar o sindicato dos indies de Cuiabá, a Abrafin. 

 

Nem se pode dizer que a Abrafin chegou ao fim, porque de fato ela nunca existiu porque não influenciou em absolutamente nada no circuito independente.  Passados seis anos, nem sequer um artista lançado ali alçou voo mais alto. Passados seis anos, não surgiu um só festival independente de vulto.

 

Não se pode dizer que os eventos de Cuiabá e Goiânia sejam dignos de nota.

 

Os grandes festivais, de produtores importantes da música brasileira - leiam sobre Paulo André, que lançou Chico Science e Cascabulho – saíram em bloco desse sindicato de música muito ruim. 

 

Demoraram bastante, eu diria.

 

Mas saíram. Do que vive a Abrafin agora? Não sabemos. Mas saberemos.

 

O que sabemos é que milhares de bandas acreditaram nesse eldorado do patético, dos discursos apocalípticos de que o novo mercado era um mercado que não precisava de aplausos. Faz show para cinco pessoas? Não tem problema. O que importa é sua atitude. Todo mundo acha sua banda um horror? Não se importe. Vem pra Abrafin que aqui é lugar de banda ruim.

 

A Petrobras e outras entidades públicas já sabem que os grandes festivais deixaram o maior polo fabricador de banda ruim do Brasil?

 

Façamos saber.

 

Foto: Divulgação

Leia outras notícias sobre música

FORMULE

Postado Por CAMILA

27.06.2011 | 17:53

essa foi a coisa mais hilária que eu li em MUITO tempo!

Postado Por FORMULAICO

27.06.2011 | 18:50

Rancor, a gente se vê por aqui.

Postado Por MILTON ROCK

28.06.2011 | 13:54

A verdade Foi dita e não tenho mais nada a Acrescentar .

Postado Por GUGA

28.06.2011 | 14:21

Enquanto isso, muitas bandas com culhões foram deixadas de lado por essas panelinhas. Mas que o TRABALHO seja reconhecido sempre.

Postado Por PRISCILLA REIS

28.06.2011 | 14:23

Infelizmente a maioria dos festivais independentes lucram em cima dos sonhos de bandas de sucesso rápido, promovem suas panelas... Isso sempre rola, mas se pelo menos tivessem o mínimo de comprometimento com a formação de platéia... Nenhuma visão real de sustentabilidade de mercado. Triste realidade do cenário indie, com poucas e reais iniciativas de reação. Continuamos em coma profundo, senso carcomidos pelas mentes inescrupulosas e com ideais \"umbigalóides\". rs...

Postado Por RAIMUNDO LOMBARDI

28.06.2011 | 16:00

Não posso comentar a respeito desse assunto como um insider, pois as minhas experiências com festivais independentes foram diversas e não restritas à ABRAFIN, mas posso comentar sobre a realidade da cena hoje. \r\nA cena do rock independente sempre se privilegiou do boca-a-boca. Em uma geração onde o boca-a-boca não é suficiente, soluções criativas devem ser encontradas na divulgação de eventos: intervenções, virais, assessoria de imprensa forte que não se compromete apenas a colocar um line-up no jornal e mais importante que tudo no Rock é a ousadia e o olhar para talentos da organização.\r\nNão é uma formula mágica, existem fatores intangíveis que influenciam em um evento para que o mesmo seja bem ou mal sucedido, mas há uma série de indivíduos e organizações com histórias de sucesso em relação a eventos independentes utilizando esta fórmula.\r\nE se você quer saber de alguem que teve a oportunidade de observá-los no palco recentemente, os Black Drawing Chalks são uma banda do caralho que merece muito mais atenção do que recebe. \r\nInfelizmente não é mais tão fácil lotar um festival, como era em 80/90, mas não é apontando dedos e torcendo o nariz que vamos conseguir recuperar isto.

Postado Por JOãO PAULO

28.06.2011 | 16:52

Essa pseudo-cena de Natal, com seu Foca querendo colocar as bandas medíocres dele em algum lugar, é um Lixo!

Postado Por MAURíCIO

28.06.2011 | 23:14

Mano, muitas das coisas que vc citou aí realmente merecem criticas, mas você viajo grandão...

Postado Por MALACO

29.06.2011 | 10:44

A tropa do FDE já se posiciona com comentários ridículos, o que foi, não suportam a verdade? Espeo que em breve esse povo maldito seja eliminado totalmente do circuito cultural, bando de idiota incompetente que se acham. Vida longa aos artistas de verdade deste país, fora FDE!!!

Postado Por ISAAC RIBEIRO

29.06.2011 | 11:18

Falou e disse!!!

Postado Por FABIANA

29.06.2011 | 11:36

Que bom ler isso, quem já teve o desprazer de acreditar na ladainha que o diga... \r\n\r\n\"os jornalistas mais despreparados, que trocaram opiniões por passagens para Cuiabá e cervejas e coxinhas;\" resume sensacionalmente o cenário. \r\n\r\nobrigada, desabafou por muitos...

Postado Por ROGER

29.06.2011 | 11:43

Algumas verdades devem ser ditas mesmo. Que virou uma ridícula panela pra os associados virou, e que se vc não esta alinhado com a Abrafin está vetado também. E acho que o pior dos efeitos foram os festivais, que tinha como principal ideia trazer novos valores e acabaram virando um coisa só. Todos os festivais ficaram iguais, com as mesmas bandas. E a verdade seja dita Black Drawing Chalks é uma merda !!!

Postado Por ALINE

29.06.2011 | 11:52

Hoje o circuito independente no interior do Brasil é uma realidade, goste você ou não dele. Aprove você ou não as bandas que nele circulam. E não é esse \"aviso\" que vai mudar alguma coisa. Sinto te informar. E achar que apenas a qualidade técnica da música é um critério a ser analisado para qualificar uma banda de boa ou ruim, é não entender nada de rock. E nem mesmo de música.

Postado Por PAULO TRIGUEIRO (@PECTRIGUEIRO)

29.06.2011 | 12:02

Fazia tempo que não lia nada tão amargo, cheio de rancor, sobre um assunto cuja opinião é tão diversificada, como é a música ou o futebol ou um prato de comida. Temas dessa natureza é e sempre será controverso. Posso gostar ou não de uma música, com ou sem distorções nas guitarras, e nem por isso pensarei ser melhor ou pior que alguém com opinião contrária. A Petrobras patrocina times de futebol argentinos, nem por serem nossos maiores adversários nesse esport a Petrobras deixará de investir nos “nossos adversários”, pois ela estuda muito bem seus investimentos e não irá jogar dinheiro fora, sem ter um mínimo de possibilidade de retorno. \r\nChamar os produtores que hoje buscam seus espaços distante das grandes gravadoras, se é que ainda existem, de “Delírios Independentes” é ridículo Chamar os curadores de ruins, as bandas de medíocres, irrelevantes, etc, é não entender a alegria das pessoas que vão ver esses espetáculos. \r\nInfelizmente aqui e em todos os locais há pessoas que preferem gastar 100 para não ver outras ganhando 10. Para você, caro Mario Marques, pelo seu texto eu dou Zero.

Postado Por PSEUDO

29.06.2011 | 12:25

Vc não está 100% certo, mas tem seu mérito (e desabafou por mta gente, que não pode ou não quer se expressar).

Postado Por RENATO NUNES

29.06.2011 | 12:29

Sensacional o texto, perfeito, diz tudo. Parabéns, espero realmente que essa corja apodreça no fundo do limbo do esquecimento.

Postado Por NOME

29.06.2011 | 12:33

Que dozinha de vcs! Que dó que dó!

Postado Por BRUNO MATOS

29.06.2011 | 12:35

Péssimo texto. Leva a sério quem quer, ou quem não tem cérebro.

Postado Por JOãO MULLER

29.06.2011 | 13:13

Caro Mario Marques,\r\n\r\nÉ inacreditável que este movimento ainda tenha credibilidade e receba quase 10 milhões de investimento por ano. Qual o resultado deste investimento para o mercado independente? \r\nQuase zero posso afirmar. Este valor é muito maior da maioria dos orçamentos das SECULTS no Brasil.\r\n\r\nDivulgado na semana passada!\r\n\r\n“Festivais aprovados no Petrobras Cultural! - Aumentando o diálogo com o poder público e participando do processo de empoderamento que teve início na gestão passada do Ministério da Cultura, tivemos este ano mais aprovações em um dos programas do MINC. Do total de 10 festivais aprovados no Brasil no Programa Petrobrás Cultural, 6 estão na Abrafin e no Fora do Eixo, São eles Quebramar (AP), DoSol (RN), Goiania Noise(GO), Se Rasgum(PA), Varadouro (AC) e o Festival Contato (SP) - organizado pela UFSCAR e sede do Congresso Fora do Eixo 2011.”\r\n\r\nVejam o deserto que estes caras deixaram por onde passaram, investigue melhor o legado de destruição que eles deixaram em Mato Grosso e Goiás, onde muitos e muitos foram ludibriados no “fazer juntos na coletividade” com trabalho não remunerado e foram abandonados do dia para noite. Secou a fonte, a terra ficou esterilizada. Entrevistem os coletivos formados nessas cidades que hoje estão a ver navios depois que os dirigentes migraram para o EIXO. Só rindo, o CFE muda para EIXO e até mudam contratualmente sua sede para São Paulo. Por que será?! \r\n\r\nNada justo ter neste país um movimento Fora do Eixo, imaginem vcs acordarem todos os dias lendo, ouvindo e assistindo televisão, onde sua terra natal simplesmente não aparece. Anos e anos onde todas as vitrines e oportunidades estão nas grandes cidades do eixo. Um grito de mobilização era mais do que justo.\r\n\r\nIsso realmente era necessário neste país, um movimento de ação nacional “MAS” de integração entre as regiões. Mas não uma ação preconceituosa dos fora do eixo contra o eixo como sempre foi o discurso desta galera. Não se faz união com preconceito, isso de ambas as partes.\r\n\r\nEnfim...\r\n\r\nHoje há uma distorção política sobre este movimento, não há índices verdadeiros que mostrem resultados práticos com este grande investimento público, pela lógica quase 60 milhões em 6 anos, só existe um discurso forte dizendo que isso representa não sei quantos artistas e bandas (que aliás não ganham cachês) e que hoje são no máximo 400 artistas num universo de 250 mil artistas e bandas indies pelo Brasil a fora, ou seja, não representada nada. \r\n\r\nMas nossos agentes políticos principalmente do MINC/Funarte da gestão passada claro que preferiram acreditar neste discurso, pois isso lhes convinham....mesmo que sejam sem dados oficiais e concretos... uma duas dúzias de coletivos pelo Brasil, representantes regionais de um “mercado inexistente”. Melhor que apoiar profissionais e gente qualificada que é muito mais difícil manipular com esmolas e promessas.\r\n\r\nVeja o movimento contra a Ana de Hollanda, este movimento foi e está sendo manipulado pelo CFE, e, em São Paulo ganhou força com o Sr. Claudio Prado, playboy de família quatrocentista que fumou e cheirou sua herança durante décadas e brincava de trabalhar, até que um dia a grana acabou. Este mesmo senhor que foi sujeito no escândalo do Paulinho da Viola na RIOTUR, e que foi expulso do Anhembi no Auditório Elis Regina por muitas suspeitas. E que, durante 8 anos mamou na teta do MINC com aval do Gilberto Gil/JUCA, e depois com o projeto CULTURA DIGITAL, projeto este que recebeu milhões para não fazer absolutamente nada. E até hoje a sociedade não cobrou o RESULTADO deste investimento .\r\n\r\nClaro que depois que tiraram a teta deles (CFE e CULTURA DIGITAL) o povo se uniu para derrubar a nova ministra, e não pensem que foi por causa de amor pela nossa combalida cultura....é poder, é grana rolando fácil sem cobrança de resultados. Fácil neh!\r\n\r\nEstávamos com uma quadrilha totalmente formada dentro e fora do governo, vendendo uma interlocução inédita com muitas “AÇÕES” e promessas.... mas com cartas marcadas pela conveniência política e de fácil manipulação, e claro...muita fartura. \r\n\r\nÉ vergonhoso saber que ainda nenhum jornalista investigativo foi atrás das artimanhas e atitudes de quadrilha da gestão passada do MINC, apoiados por estes MOVIMENTOS como CFE e CIA LTDA. O fica juca distribuiu milhões e milhões nos últimos meses de sua gestão, deixando o novo MINC praticamente falido em 2011. E pior, devendo para muitas empresas e profissionais que trabalharam em seus poucos projetos em 2010.\r\n\r\nAinda tiveram os espertinhos da Funarte/Minc que sabendo que o barco iria afunda, e, foram se garantir no Auditório Ibirapuera. Será que ninguém vê que isso tudo foi à maior armação da história.\r\n\r\nO Sr. Cacá Machado, o Sr. José Herência e Sr. Thiago Cury (sócios antes de irem para o poder público em uma produtora na Bela Vista) articularam um investimento de 11 ou 13 milhões para o Auditório Ibirapuera. Cacá Machado pede exoneração da Diretoria do CEMUS, coloca Thiago Cury no comando (ampliar e manter o território) e depois de dois meses assume a gestão dentro do Auditório Ibirapuera deste mesmo investimento articulado por ele. Um verdadeiro Absurdo! \r\n\r\nFora que nesta articulação que envolvia o Estado o Município de SP e o Minc aproximou o Sr. José Herencia da Secult Paulista, hoje ele está tralhando com o novo secretário Andrea Matarazzo. Que o histórico todos já conhecem e nada sabe de cultura. Hoje Sr. Herencia é o coordenador de difusão da Secretária de Cultura de São Paulo, cargo bem abaixo que ocupava no MINC, mas no estado mais rico do país. Lá está a grana!\r\n\r\nQue medo! Paulistas fiquem espertos e alertas! Pois a mesma quadrilha EX MINC/FUNARTE/CFE E CULTURA DIGITAL está agora operando em São Paulo. \r\n\r\nAqui no rio se povo vier a gente manda de volta! Não aqui seja uma maravilha! Estamos alertas.\r\n\r\nJC Muller\r\n

Postado Por ALGUéM

29.06.2011 | 13:17

Não discordo de vcoê, Mario Marques. Há muito de podre na ABRAFIN de Fora do Eixo.\r\nPorém, quem conhece o Gustavo Sá de mais perto, sabe que ele também não é nenhuma flor que se cheire...

Postado Por PAULO

29.06.2011 | 13:33

Quem trabalha certo não tem que achar nada disso tudo, quem precisa de empurrão é carro velho.

Postado Por RENATO NUNES

29.06.2011 | 14:13

O fracasso dessa cena indie estatal era questão de tempo. Que suma no inferno junto com aquele papinho de \"cadeia produtiva\", \"criação de plataformas\", que enterre de uma vez por todas a figura do produtor com complexo de astro do rock como esses Pablos Capilés e Fernandos Rosas da vida e aquele bando de jornalistas \"bebe-come-viaja\" que cobrem essa porcaria. E que a torneira do dinheiro público nunca mais seja aberta para esse bando de sanguessugas. Cena de M*rda que em 10 anos não revelou SEQUER UM artista minimamente relevante. Já vai tarde, é bom enterrar logo. E se brotar, a gente corta o broto.

Postado Por NGULHO

29.06.2011 | 15:32

Vai compilar uma discografia do Guinga seu Mário, vai...

Postado Por MOACIR

29.06.2011 | 15:40

Acho tudo isso uma besteira, mas o texto só me trouxe desilusão. Afinal, o título prometia a aposentadoria do plagiador: http://daniellathompson.com/Texts/Correspondence.htm

Postado Por MOACIR

29.06.2011 | 15:42

De Guinga ele entende ... Por isso cabe procurar as frases desse post no Google, vai que é plágio?

Postado Por BRUNO MATOS

29.06.2011 | 16:16

Vou citar só uma banda: Pública... Ou seja, quem podia sumir é você, Renato Nunes.

Postado Por RENATO NUNES

29.06.2011 | 16:27

Ah, sim, Pública.... Como pude me esquecer de uma banda tão relevante, influente e importante como essa...Que coisa.\r\n\r\nAi, ai.... O problema desses satelitezinhos de produtores, com cacoetes de cão de guarda, como parece ser o caso desse Bruno é que eles vivem em um universo paralelo. A banda que chegou mais próxima de ter reconhecimento nacional foi o Superguidis, que teve que acabar porque a galera tem contas pra pagar e não dá pra ficar brincando de astro de rock pra engordar produtor fuleiro. Então, ô viúva da Abrafin, vai chorar pra lá, vai...

Postado Por RENATO NUNES

29.06.2011 | 16:27

Ah, sim, Pública.... Como pude me esquecer de uma banda tão relevante, influente e importante como essa...Que coisa.\r\n\r\nAi, ai.... O problema desses satelitezinhos de produtores, com cacoetes de cão de guarda, como parece ser o caso desse Bruno é que eles vivem em um universo paralelo. A banda que chegou mais próxima de ter reconhecimento nacional foi o Superguidis, que teve que acabar porque a galera tem contas pra pagar e não dá pra ficar brincando de astro de rock pra engordar produtor fuleiro. Então, ô viúva da Abrafin, vai chorar pra lá, vai...

Postado Por HUGO MORAIS

29.06.2011 | 16:40

Mário, diz uma coisa: quando tu vem a Natal pro MADA, paga as passagens, a hospedagem e a alimentação?

Postado Por BRUNO MATOS

29.06.2011 | 16:55

Talvez revelante, influente e importante seja só quem tenha grana pra pagar jabá e aparecer na Rede Globo sem mérito artístico. E não tenho qualquer relação com a ABRAFIN além de público.

Postado Por BRUNO PICARETA

29.06.2011 | 16:58

O Bruno Nogueira tá nessa lista de jornalistas medíocres. Aquele gordo pançudo é um merda.

Postado Por ULYSSES CHRISTIANINI

29.06.2011 | 17:44

e que outras \"intituições\" falsas e manipuladoras sejam desmacaradas o quanto antes!!! pois muita gente idolatra esta cambada de safados!!!

Postado Por FERNANDO PRATES - BELO HRIZONTE

29.06.2011 | 17:44

O problema e que produtores, festivais, circuitos fora do eixo e afins, viraram um panelinha! Bandas com identidade e atitude e o mais importante, músicas bem feitas e verdadeiras, que não se vendiam ao modismo da mídia, acabaram (cito 02 aqui de BH, Mono e Carolina Diz) fora varias no Brasil inteiro, que foram \"limadas\" do meio por não se submeterem as regras. De que adianta produtores e festivais se as bandas praticamente tinham que pagar para tocar! É isso, mas para as bandas boas que estão por ai na estrada ou começando, o que posso dizer e para não desistir! Um abraço a todos e boa sorte!

Postado Por JORGE COELHO

29.06.2011 | 17:47

Não importa o que está certo ,ou o que está errado .o que as bandas independentes deste país precisa é de oportunidades e respeito como artista .banda independente no Brasil é tratada como menor abandonado.todo mundo tem dó ,mas ninguem quer chegar perto.

Postado Por RAPHAEL

29.06.2011 | 17:57

mta dor de cotovelo e genealização\r\n\r\nTudo precisa de critica, desde que melhore com elas\r\nPra alguns talves não, mas pra muitos lugares onde não tem essse 4 ou 5 grandes festivais (e são fodas mesmo), no caso o restante do Brasil, essa formula tem sim ajudado a incentivar artistas que sem essa não teriam nem se quer onde ver e curtir QUALQUER forma de música boa, a não ser viver a mercer das escolhas dos produtores de ferias agropecuárias, fale por vc que acha que o futuro da musica independente brasilieira tem que focar somente nas pratas da casa, mas que casa ?

Postado Por Zé EDUARDO

29.06.2011 | 18:01

mas nao era o mada fodão que anunciou que não faria o festival pq nao tinha conseguido verba pública? não é o mada que acontece todo ano com os mesmos o rappa, pitty, e nando reis? aposto que a maior audiência desse site nos últimos meses foi essa matéria, falando da abrafin. Até isso ela transforma, dá repercussão a sites nanicos de minúscula expressão.

Postado Por JARBAS

29.06.2011 | 18:45

Fantástico. Criou-se uma \"cena independente\" que na verdade é o mesmo mainstream, só que menos \"luminoso\". O indie da Abrafin passa pelo mesmo jogo de interesses, influências e \"amiguismos\" que levam gente ruim pro mainstream. Ou seja... é como mainstream, só que sem dinheiro. Corrijo: sem dinheiro pros artistas, já que os produtores tão aí lucrando.

Postado Por FáBIO CARDELLI

29.06.2011 | 18:52

Mario, acho válido que você queira ter uma opinião contrária à ABRAFIN e à dinâmica dos festivais independentes, mas tá terrível esse texto, agressivo sem propor ABSOLUTAMENTE NADA. Você critica os shows pra 5 pessoas no Brasil, como se isso acontecesse porque as bandas são ruins.\r\n\r\nAté entendo o lado de que sim, precisamos pensar mais em como fazer eventos mais sexys para o público, e precisamos pensar um prazo para a cena se desgarrar de ajuda externa. Mas não precisa somar 2 mais 2 pra ver que fomento acontece em TODAS as áreas da cultura, inclusive no SWU e outros festivais-marca que a Laboratório Pop deve adorar (SWU ano passado se não me engano, captou 6 milhões em Lei Rouanet. E aí???)\r\n\r\nResumindo, meu velho, se quiser abrir a boca pra falar do contemporâneo brasileiro tem que melhorar muuuuuuita coisa aqui no site - a começar pela sessão de eventos com fotos de 2005.

Postado Por ÉRICA ALVES

29.06.2011 | 18:55

Como artista e consumidora de música, preciso discordar com você. O FDE divulga bandas que sequer existiriam sem um incentivo desses. Ou você acha que o modelo de produção musical centralizado nas gravadoras dos anos 90 era melhor? \r\nO que está acontecendo é uma reestruturação da cena. Agora as bandas são muito mais numerosas e tocam para públicos menores e localizados, gerando uma renda que não é milionária (o que acho um absurdo, nenhum trabalho deveria deixar ninguém milionário), mas que existe. \r\nVou te dizer que só posso ser cantora hoje porque posso utilizar o FDE como mais uma ferramenta para divulgação e mais um meio para conhecer novos artistas, não fico mais esperando os tais \"olheiros\" (lenda pura) e nem procuro nas trilhas sonoras das novelas minhas novas músicas favoritas. \r\nEntendo sua crítica, também fico chateada quando vejo bandas que eu não gosto fazendo sucesso, mas prefiro um mundo com o FDE do que sem. Pelo menos as bandas ruins estão tendo a chance de tocar e melhorar. Quanto às bandas boas, estou vendo surgir aos montes! É só se antenar! A dinâmica é outra agora, você chega até a música, não é a música que chega em você, e graças a deus por isso!

Postado Por NOME

29.06.2011 | 18:56

Estava no Recife para participar de edição do Porto Musical (por sinal um evento maravilhoso! que recomendo), quando a Abrafin estava sendo criada durante reunião a portas fechadas na Torre Malakoff. Dê cara cantei a pedra, dizendo que estava se formando uma panelinha que poderia prejudicar a música independente. Percebi logo que vi a postura das pessoas envolvidas (gente cheio de querer ser, sem um pingo de humildade) e de como as coisas foram conduzidas (com muito mistério, nariz empinado, egocentrismo, desdém).\r\n\r\nNunca acreditei que a Abrafin seria a salvação da lavoura, principalmente quando notei que a música e os músicos eram meros coadjuvantes secundários dentro da tal \"cadeia produtiva\", onde as grandes estrelas foram os produtores, os Festivais e os jornalistas convidados. Era revoltante ver o lobby da Abrafin sugando verbas federais para promoção pessoal (leia-se próprias bandas/festivais), a troca de favores e dança das cadeiras com cartas marcadas.\r\n\r\nClaro que esta minha opinião rendeu (rende e vai render) duras críticas, inimizades, intrigas e rusgas por parte de gente que não aceita ceder, observar, escutar e reconhecer que não há verdade absoluta.\r\n\r\nLonge de ser despeito ou qualquer coisa que o valha, até por quê não sou músico nem produtor de festival. Faço parte da tal cadeia produtiva, e estou do lado da música e dos músicos - o lado que ficou de lado dentro de todo esse processo Abrafin - que se transformou, a boca miúda, lugar para conchavos e toma-lá-da-cá da chamada música indie. \r\n\r\nNão quero o fim da entidade e sim mais transparência e democracia. E que tirem a fantasia de cordeirinho do lobo, porque não tem nenhum bobinho envolvido nisso - quer dizer, só as bandas que se sujeitaram e acreditaram na salvação da lavoura. Só não disseram de quem era a lavoura!?\r\n

Postado Por YUNO SILVA, NATAL

29.06.2011 | 18:57

Estava no Recife para participar de edição do Porto Musical (por sinal um evento maravilhoso! que recomendo), quando a Abrafin estava sendo criada durante reunião a portas fechadas na Torre Malakoff. Dê cara cantei a pedra, dizendo que estava se formando uma panelinha que poderia prejudicar a música independente. Percebi logo que vi a postura das pessoas envolvidas (gente cheio de querer ser, sem um pingo de humildade) e de como as coisas foram conduzidas (com muito mistério, nariz empinado, egocentrismo, desdém).\r\n\r\nNunca acreditei que a Abrafin seria a salvação da lavoura, principalmente quando notei que a música e os músicos eram meros coadjuvantes secundários dentro da tal "cadeia produtiva", onde as grandes estrelas foram os produtores, os Festivais e os jornalistas convidados. Era revoltante ver o lobby da Abrafin sugando verbas federais para promoção pessoal (leia-se próprias bandas/festivais), a troca de favores e dança das cadeiras com cartas marcadas.\r\n\r\nClaro que esta minha opinião rendeu (rende e vai render) duras críticas, inimizades, intrigas e rusgas por parte de gente que não aceita ceder, observar, escutar e reconhecer que não há verdade absoluta.\r\n\r\nLonge de ser despeito ou qualquer coisa que o valha, até por quê não sou músico nem produtor de festival. Faço parte da tal cadeia produtiva, e estou do lado da música e dos músicos - o lado que ficou de lado dentro de todo esse processo Abrafin - que se transformou, a boca miúda, lugar para conchavos e toma-lá-da-cá da chamada música indie. \r\n\r\nNão quero o fim da entidade e sim mais transparência e democracia. E que tirem a fantasia de cordeirinho do lobo, porque não tem nenhum bobinho envolvido nisso - quer dizer, só as bandas que se sujeitaram e acreditaram na salvação da lavoura. Só não disseram de quem era a lavoura!?

Postado Por CAIU, MERMãO, A CASA CAIU

29.06.2011 | 20:39

Cadeia produtiva é onde deveriam estar gente que faz mal uso de uma instituição e aproveita brechas legais pra fazer salário com recursos obtidos por meio de leis de incentivo à CULTURA. Essa galera em cuja planilha inteligente e estratégica estão incluídos gastos com agradinhos (cortesias, credenciais, coqueteis, hospedagem, backstage com birita à vontade, fumo liberado. Hotelzinho pago, etc. Por que isso? Porque quem cobre merda de cena independente? Quem é que sabe que essa porcaria existe e consome tanto dinheiro? As bandinhas do esquema, as bandinhas excluídas, meia dúzia de produtores, o publicozinho da faculdade dos caras das bandas e VÁRIOS, repito, VÁRIOS jornalistas, em TODO O BRASIL. Onde tem festival da Abrafin, tem JORNALISTA da segunda divisão da editoria de cultura do PRINCIPAL jornal dando espaço para o ESQUEMÃO. Inclusive, parece até que tem uma cartilha, porque os argumentos, os adjetivos, os NOMES DOS PRODUTORES, são tão iguais quanto os discos dos STROKES. Seja em Brasília, Rio Branco ou Porto Alegre. Duvida? O Google taí, veja por si. Ah, sim, ia me esquecendo. Eles TODOS podem ser vistos como DJs em eventos dos produtores. Também é muito fácil de pesquisar e conferir. Que a casa caia mesmo, porque se hoje o Restart é a grande banda do mainstream, muito disso se deve aos gênios da Abrafin e Fora do Eixo e os Caldo de Piaba da vida que eles empurraram goela abaixo da galera por 10 anos. Muito bom o texto e o comentário do Yuno.

Postado Por ALEXANDRE BRANCO DE ARAúJO E SOUSA

29.06.2011 | 22:39

po cara ...\r\neu entendi a crítica, mas esse cara é muito ruim pra criticar alguma coisas... não gostei do jeito que o texto foi escrito, em algumas partes escreveu como se estivesse falando somente para as pessoas que trabalham e já conhecem do mercado e não para as pessoas desinformadas como eu, por exemplo, entendi o conteúdo, mas muita parte mal redigida. Seja mais eficiênte na sua concisão.\r\n

Postado Por KORZUS

29.06.2011 | 22:48

O Pe Lanza é mais rock que 90% dessas bandas indies xexelentas tipo Caldo de Piaba....

Postado Por PAULO SéRGIO DA COSTA

29.06.2011 | 23:23

Amigo, vc não escreveu um aviso, vc o defecou.\r\nSem nenhum argumento e cheio de mimimi. Ridículo.\r\nPagam pra vc postar esse tipo de coisa? Acho que vou fazer um blog.\r\n\r\nViva o rock independente brasileiro.

Postado Por BRUNO MATOS

29.06.2011 | 23:28

HUAHUSHUSHUAHUSAHUS. A babaquice de uns aí agora foi tanta que eu dou risada de pena. Gardenal neles.

Postado Por CONTESTADOR MUSICAL

30.06.2011 | 00:00

A crítica é válida, mas contraditória! Como se no MADA, Porão do Rock e Abril Pro Rock nunca tivesse tocado banda ruim. As próprias seletivas para o MADA, realizadas aqui no Rio de Janeiro pelo Laboratório Pop, ocorreram nos mesmos moldes que hoje são criticados na matéria. Bandas ruins selecionadas por pseudo-jornalistas e produtores que ficavam sentado conversando, comendo coxinha e tomando cervejinha. \r\nEnquanto isso, várias bandas independentes disputavam, praticamente no tapa, uma vaga no MADA, e tinham as suas apresentações e músicas avaliadas por critérios pessoais, bem distantes da festejada perfeição técnica do texto. \r\nTodas as bandas que foram selecionadas para o MADA através do Laboratório Pop, aqui no Rio de Janeiro, são de qualidade MUITO questionável, até piores do o Black Drawning Chalks, criticado diversas vezes.\r\nOra, agora o MADA sai da ABRAFIN e vem cuspir no prato que comeu durante anos?!?!\r\nNão seria muito mais honroso sair e fazer algo de bom realmente para as bandas independentes? \r\nComo foi dito acima, ruim com a ABRAFIN e o Fora do Eixo, pior sem eles.\r\nNo fundo, eu acho tudo isso uma grande palhaçada, e quem perde mesmo são as bandas independentes que não fazem parte nem da panela da ABRAFIN e nem da panela dos chamados grandes festivais!\r\nA solução mesmo é a união das bandas... atualmente dá para se ganhar dinheiro sem precisar de produtor e grandes festivais! Falo isso por experiência própria! Quando as bandas perceberem que a força é delas, que elas mesmas podem fazer seus eventos, com bom público, qualidade, e ainda por cima, ganhando dinheiro... essa palhaçada toda vai ter fim.\r\nE torço para que esse fim (e não o alardeado pelo texto) chegue logo.

Postado Por ELSON

30.06.2011 | 00:26

Sujeito banca show do vocalista do Live e sai dizendo que é a Abrafin que investe em banda medíocre. Tenha santa paciência.

Postado Por ALGUéM DO ROCK

30.06.2011 | 01:00

Bem posso afirmar que estando no meio musical independente a mais de 17 anos, tenho certeza que se não tivessemos abrafin e FdE, estaria tudo da mesma maneira, estas merdas apenas criam um publico com merda na cabeça!!!!

Postado Por Zé EDUARDO

30.06.2011 | 04:46

hahahahahahahh... a sessão de eventos é de 2005. E esse site quer ter credibilidade pra falar alguma coisa?? Papagaio fala também. Mário Marques, tire o ódio do coração, isso vai te matar rapaz. E tire a bunda da cadeira e vai trabalhar. Pra pelo menos poder falar com coerência, sem soar PIADA. Sessão de eventos hahahaha 2005 hahahaha

Postado Por Zé EDUARDO

30.06.2011 | 04:51

A propósito, participo de uma lista em que a produção do abril pro rock disse que nunca saiu da abrafin. Só com polêmica força-barra pra ter audiência aqui, puta sitezinho balela meu, que vexame

Postado Por Zé EDUARDO, Vá PRA P....

30.06.2011 | 11:28

Tava demorando para aparecer um indie-sindicalista pra falar em tirar a bunda da cadeira. Tirem vcs a boca das tetas do Estado, bando de parasitas.... Espero que isso seja verdade mesmo, vou adorar ver essa raça se fuder

Postado Por JOAQUIM FAGNER

30.06.2011 | 12:59

O burro que falou do show do Live... Eu trabalho na produção do show. A LabPop Content é a empresa contratada pra fazer as redes sociais da turnê.

Postado Por CAROLINA ABRANCHES

30.06.2011 | 13:01

A Laboratório Pop fez história no Rio de Janeiro, foi a maior plataforma de lançamentos de bandas do Brasil nos anos 2000. E se a Abrafin existe hoje isso se deve em parte a tudo o que a Laboratório Pop e aos eventos indies do Rio e de São Paulo. Vão plantar coco em Cuiabá, seus indies bundões!

Postado Por MARLOS CRUZ

30.06.2011 | 13:05

O Mario Marques lançou Los Hermanos e Seu Jorge (Farofa Carioca), foi ele que tirou os caras do underground carioca. Sem ele, eles não existiriam. Sei disso porque fui de gravadora e acompanhei tudo o que ele fez quando era do \"Globo\". A briga com os Hermanos veio depois. Perguntem a eles... Mas esse texto aí tá muito radical, Mario. Pega leve, assim não convence, mermão. Essa agressividade toda não pega bem pra ti. Mas... e a Abrafin? Bombou o quê? Os bolsos...

Postado Por ELENICE JUNQUEIRA

30.06.2011 | 13:47

A verdade é que em Cuiabá e em todas as outras Capitais que estes caras trabalharam sempre existitram bandas e produtores que ja sabiam das intenções que eles vinham buscando que era ,mamar dinheiro publico, achando argumentos na lei. Fugiram de Cuiabá pois o secretario de cultura que apoiava e ajudava na robalheira saiu e perdeu o mandato. Agora estão em SP tentando enganar pessoas que ainda não os conhecem.De Cuiabá só vanguart e Macaco Bong , que andavam e comiam na mão deles semi-vingaram, mas tanto aqui como em outras capitais existe sim gente que não faz eventos para sugar dinheiro publico e bandas e artistas de muito valao, como ou até mais que Macacoi Bong e Vanguart. Foi tarde aqui em Cuiabá e foi tarde ai em SP . E pro que anda acreditam, com o tempo vcs irão acordar.

Postado Por RAFAEL

30.06.2011 | 14:05

Huahuahuahuha! Zoou o Finatti! \"passagem pra Cuiabá e coxinhas!\" huahuahuahuahuahuhauha

Postado Por CARLOS LOBO

30.06.2011 | 14:19

Sou músico e sou de Cuiabá. Nunca acreditei Sou músico e sou de Cuiabá. Nunca acreditei nessa organização ABRAFIN ou CUBO ou sei lá,\r\nquantos nomes existem, nem os que fazem parte disso. Toda vida eu escutei a mesma ladainha de seus organizadores. Papinho furado de coletividade e voluntariado. Bando de trouxas tocando e trabalhando de graça a troco de latinha de cerveja/garrafinha de água e nada mais. Não há valorização do artista em nada nesse processo aí.\r\n\r\nToda vida eu falei e alertei os músicos que estavam próximos a mim. Não dependam desse tipo de doutrina. Elogio de trabalho bem feito é sobressaltado de forma natural e expontânea. Nunca nos meus 12 anos de músico ouvi falar NADA DE BOM desses \"grupos\" que querem fomentar \"cultura rock\". Vão a merda!! \r\nÉ sapo engolindo cobra, macaco tirando bigode de onça. (Alí não se sabe quem é o que e qual o objetivo verdadeiro). \r\n\r\nArtista tem que correr atrás do \"seu\" através de seu esforço. Tenho dó e logo acho bom dessas bandas, que fizeram papel de idiotas. Bom pra aprender. Infelizmente um precioso tempo perdido.\r\nParabéns aos parceiros que perceberam a \"tempo\", é um investimento de tempo e dinheiro FURADO com esse tipo organização. Petrobrás então, nem se fala. =/ #tenso\r\n\r\nTudo o que eu disse é uma opnião minha.Baseado na minha vivência, acompanhei de perto o sofrimento desses longos anos de rock em Cuiabá.\r\n\r\nMário Marques, parabéns pelo post. Ficou ótimo!\r\n\r\nAbre o olho gurizada de banda!!\r\nVamos trabalhar e aprender a ser profissional (postura de músico e não de macaco de circo) com quem é profissional, nesse mundo nada é de graça.\r\n \r\nChega de moage de grupinho cultural, união faza força é o caralho!! Com tanta concorrência, quero ver.\r\nCorre atrás do seu! Você é quem faz o seu sucesso e não os outros. O público sabe o que gosta e ponto.\r\n\r\nSucesso galera!\r\n \r\nAbraços ao laboratóriopop.com.br\r\n@loborock\r\n \r\n#feliz\r\n#cuiabá

Postado Por ALGUéM DO ROCK

30.06.2011 | 14:26

Boa pessoal! bora abrir os olhos, e ótima observação da Srta. Elenice, eu imagina que para o \"fora do eixo\" entrar no \"eixo\" tinha algo acontecendo do lado de fora, então a fonte secou gurizada e agora veem querer oubar de dentro do eixo! vamos ter de arrancar na paulada estes safados daqui! \r\nnão temos tempo a perder com estes pilantras!!!

Postado Por RAMON

30.06.2011 | 14:30

Ninguém precisa de FDE pra PORRA nenhuma, bandas, bora botar a cabeça pra funcionar e TRABALHAR que a coisa anda, FDE é o CARALHO!

Postado Por ALGUéM DO ROCK

30.06.2011 | 14:34

isso Ramon! \r\no problema destas bandas é a já tradicional preguiça brasileira de correr atrás!!! e os safados descobriram isto! assim como a igreja universal descobriu o ponto fraco do povo carente!

Postado Por CUIABANO

30.06.2011 | 14:36

Pra quem é da terra de onde brotou este tipo de `cadeia`, sabe bem do que se trata a panelinha, como ja foi citado no texto e por comentarios no proprio blog, que quem nao entra no `eixo` deles é sumariamente LIMADO (termo sempre usado pelo Pablo Capile em suas reunioes no CUBO MAGICO), Agora esse papo de tocar de `graça` por cerveja e coxinha é palhaçada, fora as intrigas que eles cubistas causam e alimentam entre as bandas que nao sao do circuito deles. Pergunte como esta a cena que eles deixaram aqui? Nao existe mais, abandonaram os seus fieis seguidores que hoje pouco fazem para organizar algum evento, e os eventos ficam somente por conta de quem andava junto e saiu brigado, ou aquele que foi limado do fora do eixo, e se voce que tem banda e ja teve picuinhas com os organizadores dessa cadeia pode crer que esta queimado onde tentar tocar se houver uma celula desse povo agindo na organizacão do evento. São tantas coisas que da pra fazer um fasciculo dessa trajetoria deles.

Postado Por POENAGELADEIRA

30.06.2011 | 14:52

\"Vou te botar na geladeira mais uma vez\" Pablo Capilé

Postado Por ALGUéM DO ROCK

30.06.2011 | 14:56

vou providenciar um jornalista para juntar depoimentos de pessoas envolvidas com esta falcatrua de proporções astronomicas e fazer um manual anti-FdE

Postado Por HUMBERTO FINATTI

30.06.2011 | 15:00

Cuiabá é linda, Capilé é bonitão e não conheço o Mário. Aliás esse Laboratóriopop ein? Resenhar Jota Quest e Bon Jovi. Quando será de fato o fim mediocridade?

Postado Por HUMBERTO FINATTI

30.06.2011 | 15:04

Tinha esquecido, deu branco.... ah! Mário: tinha banda ruim na seletiva do Mada também, um monte, e umas ruins passaram. Mas as xootas eram lindonas, a cerva gelada e a coxinha sarada. Quem fez, sua mãe?

Postado Por HUMBERTO FINATTI

30.06.2011 | 15:10

e como a cerva era de grátis em Cuiabá, a Hell City brasileira, eu joguei um copo na cara do gordão do Zé Flavio, aquele bebezão mimado igual ao Super Mário...

Postado Por SUPOSITóRIO DE CRACK

30.06.2011 | 15:45

Caralho, até esse velho corno de adolescência mal resolvida apareceu por aqui.... Tocou na ferida mesmo, hein, Mário?

Postado Por ARROMBA BUNDAS

30.06.2011 | 15:47

a xoxota é da sua mae, finatti seu bundao de merda

Postado Por HUMBERTO FINATTI

30.06.2011 | 15:56

Não falo vou responder aos aspiras. \r\nMário, vamos parar de brigas. Eu, você e o Capilas podemos tomar umas lá na Casa Fora do Eixo. Tá bombando nos domingos (e é de grátis)

Postado Por HUMBERTO FINATTI

30.06.2011 | 16:11

Só mais essa, juro por São Iggy Pop. Quem fuxica de Aaron Carter não pode falar mal de MQN e BDC, são coisas muito dispares. #paz. E fiquei sabendo agora que a Casa Fora do Eixo passou na \"Glóbulo\" no Profissa Reporter. Já pensou se estivessemos lá em Mário? Era nóis na Rainha Mãe.

Postado Por JOãO FELIX

30.06.2011 | 17:44

Chega, né? esse papo tá chato demais. E nesse momento os caras da Abrafin estão por aí viajando com nosso dinheiro. Isso é que é preocupante.

Postado Por JAIME

30.06.2011 | 18:24

Exatamente, tem até uns fazendo turismo na Europa. E, Finattí, vai amolar os chifres em outro canto, rapá. Coisa feia pra um tiozão...

Postado Por BRUNO MATOS

30.06.2011 | 18:33

Os cães ladram, e a caravana passa.

Postado Por SR. MATOS

30.06.2011 | 19:00

E Bruno, vc é GLBT pra tomar as dores de marmanjos barbados? Assim vc me mata de vergonha, filhão.

Postado Por BRUNO MATOS

30.06.2011 | 19:03

Rsrs. Vergonha de fake, pra mim não conta. Sou apenas um amante de boa música, e alguns que a ABRAFIN promove são simplesmente os melhores do Brasil. O resto é conversa fiada de quem toca em bandinha merda.

Postado Por ANTI PABLO CAPILé

30.06.2011 | 20:14

Bruno Matos não é o vocalista daquela banda horrivel de aracaju que foi morar em sao paulo?? qual o nome mesmo? enfim, mediocridade defendendo mediocridade...

Postado Por PEDRO PIRES (MEUPALCO.COM.BR)

30.06.2011 | 20:19

Parabéns e obrigado por dizer o que não tive tempo para pesquisar e escrever. Não depender de dinheiro público e ter que trabalhar as vezes atrapalha né?

Postado Por BRUNO MATOS

30.06.2011 | 20:47

De fato, não acredito que eu tenha algum talento para música. Tanto é que nem montei, nem penso em montar alguma banda no futuro. E não moro em São Paulo, nem sequer conheço Aracaju ou Sergipe. A mediocridade eu deixo para fakes e covardes frustrados.

Postado Por HUMBERTO FINATTI

01.07.2011 | 09:16

A genial Daniella Thompson falou tudo. Tem também um Nação \"Zumbie\" no texto... Não seria Zombie?\r\n\r\nReproduzi o texto do MM amarelo para um boi e ele agora está ninando... #paz

Postado Por VENDO AULAS DE PORTUGUES.

01.07.2011 | 13:07

\"Seje\" foi tosco hein..

Postado Por MODERADOR LABORATÓRIO POP

01.07.2011 | 14:08

Esclarecimento: Mario Marques não posta aqui.

Postado Por HUMBERTO FINATTI

01.07.2011 | 14:16

O Zé Flavio sempre aparece aqui como um rato de esgoto. Menininho de mamãe! Pega aqui nas minhas narinas, pega!

Postado Por AUTOMAT - CODE 54HGZ94 IDENT. DE IP ATIVADO

01.07.2011 | 14:20

KJS M((&SNL:S!ZQUOTE5 -

Postado Por SUPOSITóRIO DE POH

01.07.2011 | 16:57

Finatti, corno manso, fica calmo, meu tio. Depois tem um treco aí e a galera vai ficar triste, afinal quem é o palhaço-mor, de quem todos riem por trás, nessa história toda? O maior chifrudo do jornalismo cultural brasileiro, hahahaha. Tu é uma piada, coroa, se mata.

Postado Por HUMBERTO FINATTI

01.07.2011 | 17:10

Fakes não merecem nada, nem resposta. O último pos no meu nome não era meu. Até o MM postado acima era fake. Galera isso aqui é uma discussão sadia. Vamos dar os nomes.\r\nNão se esqueçam há espaço para todos, POPS e INDIES. Não se escondam, não é pq sou do indie que vou me furtar a discutir o POPs, que também está cheio de coisa errada. Olha o caso da Maria Bethânia com o blog. Mas ainda acho que o governo tem sim que bancar a cultura, faz parte do ato de governar. Abrafin faz um grande trabalho, assim como a Bethânia pode fazer.

Postado Por ANA

03.07.2011 | 11:15

texto ridículo. Sem embasamento nenhum.

Postado Por ALGUéM DO ROCK

03.07.2011 | 19:19

ridiculo é quem apoia esta cambada de safado!\r\nas vezes tem que apelar pra tentar abrir o olho desta molecada que idolatra estes bundões!

Postado Por BRUNO MATOS

03.07.2011 | 23:37

texto ridículo. Sem embasamento nenhum. [2]

Postado Por G. URKO

04.07.2011 | 12:36

MARIO, SAIA DO ARMÁRIO !!!\r\n\r\nJá que vc gosta tanto destes produtores, aproveita o trocadilho, sai do armário e vai dar bunda pra eles.\r\n\r\nSou um punk da periferia, sou da Freguesia do Ó!\r\nMarioooo, aqui pra vc: http://www.youtube.com/watch?v=nlm7drcVPec\r\n

Postado Por Zé EDUARDO

04.07.2011 | 14:49

Estamos falando de um site que resenha bon jovi, e chitaozinho e xororo. que o ultimo evento é de 2005. que é putinha raivosa. que falar de mamar nas tetas do estado mas chupa o saco do mada, que anunciou que não aconteceria pq não entrou grana do estado... vai cantar nenhum de nós vai mario marques, oitentista, que é isso que vc ama: mas o ódio é vc nao percebe... mas o ódio cegaaaa

Postado Por NOME

04.07.2011 | 14:52

sem contar a MENTIRA CABELUDA que o abril pro rock saiu da abrafin... 2 motivos são claros pros leitores nunca mais voltarem nesse sitezinho de merda que se apóia em polêmica pra ter audiencia: 1) ou os caras não pesquisam 2) ou são de má fé. Qualquer um dos dois motivos não é coisa de site que se preze. Por isso que ninguem fora do RJ conhece essa merdinha aqui. E a maior divulgação que tem, é de um rancorozinho que vomita suas frustrações. Vai viver mario

Postado Por CJ

04.07.2011 | 19:08

Se o Abril Pro Rock, Porão e Mada não saíram da Abrafin. Estão marcando toca, estão sendo burros, pq é a tal associação que precisa deles e não o contrário. Tô vendo que apareceram uns poodles indie-sindicais rosnando alto, dá até meda.... Bando de vagabundos da Abrafin, a casa caiu, seus parasitas.

Postado Por JOEY

04.07.2011 | 22:00

Vagabundos parasitas que ficam bem nervosinhos só de pensar em perder essa bocada. Que festival sério e MAIOR que esses merdas vai continuar a se prestar a esse papel lastimável, deplorável que se vê por aqui. Os mais exaltados são justamente os -maria credencial-, os que mais ganham com essa palhaçada depois dos produtores. O lixo do jornalismo cultural brasileiro que, se nunca foi lá grandes merdas, hoje está no apogeu da cretinice corporativa de gente da série B das editorias de cultura e que compõem a tropa de choque de poodles histéricos que sempre brotam da merda pra defender essa corja indie-sindical.....

Postado Por MACLOYS

05.07.2011 | 00:20

O texto é exagerado mas contém muita verdade. Repercute em Goiás (Construtora, Fabrício Nobre), e imagino que também nos estados que sediam as entidades citadas. Bom momento do Mario.

Postado Por Zé EDUARDO

05.07.2011 | 01:17

que isso gente para de brigar, vamos ler a noticia da lyly allen, a pérola do laboratorio pop. Tem bon jovi tambem, jackass e até seleção brasileira, nossa que site massa

Postado Por MAFFESOLI

05.07.2011 | 10:09

O texto diz muito e é incisivo. Quem acopanhou o tal grupo defensor dessa tal \"cadeia produtiva\" (que até produzia, mas apenas para eles e seus seguidores alienados) sabe que tudo era só discurso, panfletarismo dos mais baratos e sem consistência. Concordo com Marx: tudo que é sólido se desmancha no ar. O problema é que esse movimento intrigueiro nunca foi sólido. Wilson Santos e Mário Olímpio saíram da prefeitura de Cuiabá? Eles sumiram da cidade. Mais fácil \"alçar novos voos\" em São Paulo, onde ninguém sabe, por exemplo, que as \"artes integradas\" do Calango não passam de balela. Sorte a eles, claro. Mas que mereçam essa sorte e larguem a mão de bancar os independentes quando sequer conseguem se manter sem verba pública. Governo tem de pagar artista? Não, não acho. Ele pode viabilizar uma ação, e esta, depois, precisa se manter por si só. Calango com patrocínio da Petrobras e nenhuma banda recebendo cachê? Que lógica é essa? Aliás, cadê o Cubo Card, a moeda revolucionária? Pfffffff... Panfletarismo barato. Meninos e meninas do Cubo, voltem pra casa, leiam mais e aí sim tentem ser independentes, ok? E parabéns Mario Marques. Muito jornalista até tem vontade de escrever o texto acima, mas tem medo de parecer rancoroso, invejoso ou mal agradecido pelas cervejas e coxinhas. Abraço!

Postado Por BRUNO MATOS

05.07.2011 | 13:54

http://twitter.com/#!/abrilprorock/status/88287222222172160\r\n\r\n\"Esclarecimento: Ao contrário do que foi publicado recentemente, o Abril Pro Rock é sim membro filiado a Abrafin\".\r\n\r\nSem mais.

Postado Por LAIO

05.07.2011 | 14:00

Esse Bruno Matos é GLBT? Que vergonha um marmanjo ficar de porta-saco de produtor... Vai estudar, ô projeto de vagabundo indie-sindical.

Postado Por BRUNO MATOS

05.07.2011 | 14:01

Irritadinha porque a mentira do texto foi desmentida?

Postado Por MARCELO D.

05.07.2011 | 14:10

Conhece o Mario? Aquele....\r\n\r\nAmigos, antes de mais nada desculpem pela minha ingerência... mas sou um produtor irrelevante, que produz um festival ainda mesmo que irrelevante e que nele já circularam mais de 350 bandas irrelevantes, entre elas, algumas lembradas aqui pelo nosso amigo Mario, como Nação Zumbi e Camaronês Orquestra “Guitarristica” e outras não mencionadas, mas tão irrelevantes quanto... Trilöbit, Tom Zé, Macaco Bong, Pato Fu, Patife Band, MQN, Mudhoney, Grenade, Cachorro Grande, Moveis Coloniais de Acaju, Porcas Borboletas e Terra Celta, são claros exemplos que acreditar na música brasileira ou internacional, seja ela independente ou dependente foi um grande retrocesso na minha vida pessoal, artística e cultural. \r\n\r\nNesses últimos 11 anos, mais especificamente, nesses últimos 6 anos quando me aproximei desses produtores irrelevantes e dos relevantes, é claro! ...“Aliás, eu era um produtor novato e precisava me entrosar com a rapaziada que lançou bandas sensacionais e ícones para minha formação artística e cultural como Di Bob, Leoni, Testículos de Mary e Supergalo, ou aqueles também que nas horas vagas produzem shows para duplas sertanejas do primeiro escalão e megashows como o do Black Eyed Peas”... Não era pra discutir musica boa, ou ruim...muito menos essa tal de cadeia produtiva, Não, Não, Não, Não, Nãooo...minha intenção sempre foi ganhar dinheiro (seja com verbas publicas ou com verbas privadas), ficar rico e famoso.. e mesmo “delirando independentemente”, conhecer produtore$ de verdade, e claro, os meus ídolos....Mas os anos foram se passando meu amigo, e quando a ficha caiu, visualizei que apenas uma parte da minha meta tinha sido alcançada, a de “conhecer estes produtore$ de verdade”, mas que ainda teria que trabalhar muito mais do que imaginava para conhecer meus “idolos de verdade”, ídolos como a Ivete $angalo, Luan $antana e Zezé Di Camargo, estes sim fazem da música brasileira um sucesso e trazem dinheiro ao produtor, se você não acredita, pergunte aos produtore$ de verdade, pois eles não deliram... “Porra! Muitos destes artistas já tocaram até na Times Square”... e muitos destes produtore$ de verdade já organizaram eventos com estes artistas, ou com seus genéricos, ... “P.Q.P, por um momento até eu acreditei que o Lobão era independente” ... Bla bla bla ... A Vida é Doce, e minha inocência também. \r\n\r\nSobre o jornalistas, não quero nem comentar ... assim como não comento a ida do João Gordo para a RECORD e nem a participação do Miranda no programa IDOLOS. Mas vc com todo seu conhecimento poderia me passar uma lista com os TOP 10 do jornalismo cultural, alias, vc tem o contato do Mauricio Kubrusly e do Zeca Camargo pra me passar? Já tentei MTV, Play TV, TV Cultura, Rolling Stones e Multshow, mas como vc mesmo disse, o despreparo é enorme....mas fazer o que? se minha grana dá apenas pra trocar opiniões pelas “Costelinhas do Jaime”...bom, pelo menos aqui é diferente de Cuiabá, não trocamos por coxinha de frango, aqui é costelinha de porco e cerveja, topas? É boa pra caralho, o Nobre já provou e aprovou, sei que ele não é jornalista, mas se há alguma pessoa para avaliar se o rango é bom ou não, esse é o cara! \r\n\r\nSobre a ABRAFIN, não gostaria de escrever um artigo, até pq não sou jornalista e nem estou preparado pra isso, mas para relatar os fatos, gostaria que vc deixasse bem claro onde está sua insatisfação? Sinceramente meu amigo, se for encima da programação musical dos festivais, vou ter que tirar uma velha frase do baú que meu avô sempre dizia, “Uns gostam dos olhos e outros da remela” e gosto musical é que nem braço, “Uns tem e outros não”. Agora o que não pode é vc “Capilerizar” generalizando todos, a uma associação que não acabou e que nem tem prazo de validade pra acabar, porque ainda existe divergências musicais e ideológicas a serem debatidas pela categoria e não por apenas uma cabeça. Mas mesmo assim, se vc quiser mesmo continuar insistindo nesta “Capilerização”, posso te informar, que sua mira esta bem torta e que o alvo deveria ser a CBF (?!?), até porque Ministério por Ministério, o do Esporte tem mais dinheiro que o da Cultura e a Copa de 2014 está logo ali. Apesar de não ser da “turma da fuzarca” acho que um pouco de sindicalismo no esporte seria muito bem vindo para organizar a Copa e as Olimpíadas, pode até ser um delírio independente, mas para um bom entendedor meia palavra basta, e assim fica aqui minha dica para o Ministério dos Esportes, ou melhor para ser o próximo Ministro dos Esportes... “Mulher, futebol e rock n roll, meu Deus como isso é bom!”\r\n\r\nPor fim vou trabalhar e falar sobre as bandas boas, porque só com elas vou poder comprar um apartamento em Ipanema e ficar mais perto da Petrobras. Agora leia-se bandas boas somente aquelas que já tocaram nos verdadeiros festivais brasileiros, e são elas: DuSouto (RN), Natirutis (DF), Marcelo Camelo (RJ), Nitrominds (SP), Skank (MG), Seu Jorge (RJ), Malu Magalhães, essa deve ter vindo da (PQP) e claro, a partir de agora não pode faltar a Banda Mais Bonita da Cidade na programação...Só não vou falar das oficinas de capacitação musical, workshops, simpósios, palestras, turismo, hotelaria e geração de empregos que fomentamos e trouxemos a nossa querida fazenda iluminada “Londrina” porque tudo isso agora é irrelevante.\r\n\r\nUm abraço, por traz é claro!\r\n

Postado Por MARCOS

05.07.2011 | 14:27

O festival Abril Pro Rock divulgou no twitter que faz, sim, parte da Abrafin, o que faz esse texto ser um epic fail.

Postado Por NOME

05.07.2011 | 14:38

twitter.com/abrilprorock\r\n\r\né mario marques, nao adiantou vc babar ovo do abril pro rock, o festival te desmentiu publicamente. Se eu fosse vc tinha vergonha de sair na rua

Postado Por G. URKO

05.07.2011 | 14:54

Zé Edu, concordo com tu.\r\nMario, sai do armário, assume ser viado e vai dar a bunda pro Jomardo.

Postado Por SINDICATO DOS INDIE-PARASITAS

05.07.2011 | 15:17

Mermão, nego do Abril Pro Rock é MUITO BURRO pra continuar como avalista dessa ASSOCIAÇÃO PARASITOLÓGICA que não tem NADA a oferecer aos históricos festivais brasileiros como o próprio Abril ou o Porão do Rock. Quem permanecer ao lado dessa gente desonesta, orgulhosa da própria ignorância e, principalmente, INCOMPETENTE EM NÍVEIS ABISSAIS, vai, no mínimo, se sujar da lama e da merda que essa gente exala pelos poros. Vai ser muito bom e divertido ver a queda desses ratos.

Postado Por HUMBERTO FINATTI

05.07.2011 | 15:37

Assino embaixo o que disse o Marcelo D. Aliás outro dos bons. Faz um festival foda em Londrina, já estive por lá. Várias bandas foda e muitas xoootas lindonas. Marcelão... te devo uma porta de van né? Foi aí que quebrei, ou foi em Goiânia Town? Se for em Londrina me cobra na próxima. Abraço!

Postado Por NILDO ROCKER

05.07.2011 | 16:25

Esse finatti é muito baba ovo! Tá bom cara, ele vai te chamar pro Festival dele denovo!

Postado Por HUMBERTO FINATTI

05.07.2011 | 16:52

Ô rocker vai dar o rabo seu insignificante! Daqui de cima não estou te vendo...

Postado Por SUPOSITóRIO DE POH

05.07.2011 | 17:27

Cara, esse Finatti é um coitado. Vc vê ele chamando as mulheres de xotas, mas não sabe que esse tiozão de adolescência mal resolvida é um corno dos mais estrelados que se tem notícia no jornalismo musical brasileiro. Se acabarem com essa merda de Abrafin, do que vai viver um entulho social como esse? Corno orgulhoso dos próprios chifres....

Postado Por CORNO MANSO, é BOM DESTACAR

05.07.2011 | 17:34

Finatti é uma piada. Quando se comenta sobre essa triste figura na boca pequena, percebe-se que as pessoas tem até um pouco de pena dele. Sujeito fudido na vida, irrelevante jornalisticamente e o MAIOR CORNO DO JORNALISMO MUSICAL. Corno mesmo, da mulher aparecer com bafo de piroca pra cumprimentá-lo. Chupou pica por tabela. A galera da geral foi ao delírio....

Postado Por HUMBERTO FINATTI

05.07.2011 | 17:52

Rato não tem nome e vive no limbo. Estamos cheios deles aqui. Nunca receberam um convite sequer para um festival de rock. Vai comprar ingresso, vai. Para ter credencial é necessário \"NOME\".

Postado Por RATO

05.07.2011 | 18:54

Comprar ingresso? Tá me estranhando, corno velho? Vê se eu vou gastar meu dinheiro pra pagar coxinha pra vagabundos como vc, meu tio, acorda. Essa associação de parasitas é a merda e gente como vc, corno velho e orgulhoso, suas moscas varejeiras. Vai chupar pica por tabela que é o que vc sabe fazer, ô bicho feio. Mostra que ainda te resta um pingo de amor próprio nessa cara de corno e pára de vomitar asneiras aqui, seu velho imbecil.

Postado Por RATO

05.07.2011 | 19:00

Só não te chamo pra conversar pessoalmente e te dar uns safanões porque essa tua vida de bosta já te dá porrada suficiente, seu CORNO DE MERDA. Comprar ingresso... hahahahahaha.

Postado Por URKO

05.07.2011 | 19:11

Quem conseguir ler \r\n\r\ngsdhh\r\n\r\n chupa pica \r\n\r\ngsrhvd\r\n\r\nvgostoso

Postado Por FáBIO B.

05.07.2011 | 21:08

\"Jornalistas\" como você me dá nojo. Independente se boa ou ruim a informação, ela tem que ser verdadeira. Tá faltando audiência palhação?

Postado Por PASQUALE

05.07.2011 | 21:27

Analfa indie detected!!! Jornalistas como você me DÃO nojo. O verbo concorda com o substantivo, que no caso está no plural. Na segunda oração, vossa senhoria utilizou um adjetivo onde deveria ser um advérbio. No caso INDEPENDENTEMENTE. Por fim, o missivista questiona sobre uma tal de AUDIÊNCIA PALHAÇÃO. Mas, nesse caso, fica claro que está se referindo aos INDIE-SINDICALISTAS SEMI-ALFABETIZADOS, JORNALISTAS CORNOS DE SARJETA, TIETES DE PRODUTORES E MEIA DÚZIA DE PARASITAS MENOS VOTADOS que desaguaram nesse post como os esgotos de SP desaguam no Tietê.

Postado Por VINICIUS R

05.07.2011 | 22:07

Concordo com tudo o que está escrito aí! MQN, BDC e essas outras bandinhas ae são puro lixo.

Postado Por SOFIA ROSSETTI

06.07.2011 | 10:58

Seguinte, a coisa está séria demais e não vejo motivos para tal. Tem gente querendo até \"dar safanões\" no velho Finatti, sendo que ele se quer apareceu de verdade nesta discussão. Fui eu que usei do seu nome para mostrar o quanto tudo aqui parecia, se é que não é, uma grande piada. \"Rato\" deixe o velho morrer em paz, mas sozinho. Não vá criar caso com ele, sem que (neste caso) não tem culpa. Minha consciência pesaria muito. Desculpa pôr tudo.

Postado Por RUI

06.07.2011 | 15:25

A Abrafim é um antro de picaretas que promovem o lixo do lixo. E o Finatti é um dos jornalistas ruins que ganham boquinhas nesses festivais de merda.\r\n\r\nMais informações nesse ótimo post \r\n\r\nhttp://dynamite.com.br/jukebox/

Postado Por FRANCISCO MENDONçA

24.07.2011 | 16:01

Com certeza, uma chamada à reflexão.



MATÉRIAS RELACIONADAS





Carregar mais